O Município

ASPECTOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO

Data: 15 de fevereiro de 2017

A história do município de Capitão Poço está vinculada, de maneira direta, ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras, implantado pelo governo federal, que resultou na instalação de migrantes originários de outras partes do país no território paraense, em especial os nordestinos do estado do Ceará, incentivados a vir para cá com a perspectiva de melhores condições de vida e a construção da Rodovia Belém-Brasília.

Segundo o historiador Carlos Roque, em seu livro História dos municípios do Estado do Pará, no transcurso dos anos 50 foi instalada uma frente pioneira que passou a ser chamada de Capitão Poço, homenagem feita ao explorador conhecido por Capitão Possolo, que integrou parte da primeira caravela de pioneiros que chegou ao local durante o mês de Junho de 1955, onde hoje se localiza a sede do município, nomeado como Capitão Poço.

Em 29 de Dezembro 1961 Capitão Poço foi elevado à categoria de município, mediante a promulgação da Lei Estadual nº. 2460, sendo instalado como tal em 25 de Março de 1962, desmembrando-se assim do município de Ourém.

O processo histórico de crescimento do município está ligado também à condição conhecida como êxodo rural, uma vez que parte da população residente no campo, em determinado período, migraram para a área urbana da cidade. Isso ocasionou um desordenamento na estrutura ergonômica da mesma, agravando os problemas sociais pelo fato de as pessoas se instalarem em bairros periféricos, sem condições de trabalho e moradia inadequada

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Capitão Poço

LOCALIZAÇÃO

 Av. Moura Carvalho, nº 1255 Tatajuba

 Tel: (91) 3468-1390

 gabinetedoprefeito@capitaopoco.pa.gov.br

REDES SOCIAIS